Foto: Eduardo Valente / Secom

O novo teste de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz foi realizado nesta terça-feira, 22, e acompanhado pelo governador Jorginho Mello. A etapa foi concluída com sucesso e trouxe novas combinações de luzes e cores. Os investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, somam cerca de R$ 9 milhões. O secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, também estavam presentes.

“A Ponte Hercílio Luz é um símbolo de Santa Catarina, e sua iluminação cênica reforça ainda mais a beleza e a importância histórica desse monumento. Estamos investindo em tecnologia de ponta para que nossa ponte seja não apenas funcional, mas também um cartão-postal ainda mais encantador”, destacou o governador.

“Quando assumimos a Secretaria, uma das determinações do governador foi para resolver as questões pendentes, e eram várias, que envolviam as obras de iluminação cênica da nossa velha senhora. Superamos muitas dificuldades e agora os resultados começam a aparecer. É uma obra histórica, um presente para Santa Catarina e o Brasil” pontuou Comper.

Tecnologia

O projeto de iluminação cênica inclui luminárias de LED, com tecnologia de última geração que possibilita variações de cores e efeitos visuais. Essas luzes podem ser programadas para criar diferentes atmosferas, adequando-se a datas comemorativas, eventos especiais ou campanhas de conscientização.

Por exemplo, a ponte poderá ser iluminada com tons de rosa durante o Outubro Rosa, ou com motivos natalinos durante o período de festas.

“É uma honra para a Quantum Engenharia executar uma obra com essa altíssima tecnologia e complexidade de execução, um desafio técnico, logístico e de engenharia, realizado sempre à noite para não prejudicar o trânsito”, destacou o presidente da Quantum Engenharia, engenheiro Gilberto Vieira Filho.

Realce

A iluminação realça detalhes estruturais, como os cabos e as torres da ponte, criando um visual impressionante à noite. Além do apelo estético, o sistema de iluminação foi pensado também com foco em eficiência energética e sustentabilidade, utilizando tecnologias modernas que reduzem o consumo de energia e o impacto ambiental.

“Essa obra vai além da estética, ela reflete nosso compromisso com a inovação e o uso responsável dos recursos. Estamos transformando a iluminação da ponte em um atrativo turístico e, ao mesmo tempo, adotando soluções que economizam energia e preservam o meio ambiente”, acrescentou Jorginho Mello.

Créditos: ASCOM | SIE