O governador Jorginho Mello e secretários de Estado estiveram nesta quinta-feira, 6, na aldeia Xapecó em Ipuaçu, no Oeste, numa visita aos indígenas Kaingang. O objetivo do Governo é abrir diálogo com a população indígena catarinense. “Um povo muito acolhedor, nos receberam com alegria, mostraram sua cultura, falaram das suas necessidades. Me contaram que há 20 anos um governador não aparecia aqui”, disse Jorginho Mello.
Os estudantes fizeram uma apresentação cultural e o cacique fez um discurso para o governador e os secretários.
Uma das ações do Governo na comunidade será a reforma da escola indígena Cacique Vanhkree, num investimento aproximado de R$ 5 milhões. A unidade tem 643 estudantes, do ensino fundamental até o ensino médio.
O projeto, que passará por licitação, foi apresentado à comunidade. A reforma contempla a ampliação do refeitório, banheiro e salas de aulas, além do Centro Cultural e do Ginásio da unidade, preservando a cultura local.
A reforma do ginásio prevê a parte de cobertura e projeto arquitetônico, garantindo a segurança do local. A escola terá reformas de telhado e melhorias, além de ampliação de refeitório e salas de aula solicitadas pela comunidade. O centro cultural receberá reforma também, garantindo a acessibilidade para acesso, mantendo os formatos das estruturas originais.
“Após diálogo e escuta ativa sobre as necessidades da comunidade indígena, vamos adicionar ao projeto a reforma da entrada da escola, como melhorias do entorno e paisagismo, e aí liberar para a licitação”, explicou a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders. Além dela, estavam na comitiva a secretária-geral de Governo, Danieli Porporatti, e o secretário adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando.
Fonte: Secom