presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, da reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, após cinco anos fechada.
“O dia de hoje deve ser transformado no dia da recuperação da decência que o povo do Rio de Janeiro sempre mereceu. E que, muitas vezes, as pessoas esqueceram de garantir essa decência. É preciso transformar os hospitais federais, onde eles existirem, em hospitais de excelência, para que eles sejam referências em qualquer lugar do mundo”, ressaltou o presidente.
Para Lula, os hospitais do Governo Federal, em convênio com prefeituras, devem ser locais de orgulho para a sociedade brasileira. “Porque não é possível que uma emergência não atenda ninguém há tantos anos, que o pronto-socorro não atenda ninguém, que a gente tenha cinco UTIs fechadas e o povo morrendo na porta do hospital”, enfatizou.
Com o plano de reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro, o Governo Federal resolve gargalos históricos e garante a melhoria do atendimento à população. O Hospital Federal de Bonsucesso, que sempre foi uma referência no Rio, teve sua capacidade ainda mais reduzida após o incêndio, em 2020, que atingiu a unidade e levou ao fechamento de metade dos leitos.
Créditos: Comunicação | Palácio do Planalto