O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$6,4 bilhões para obras de modernização de 605 quilômetros de estradas no Paraná nesta quarta-feira, 29 de janeiro. São R$ 829 milhões em financiamento direto e R$5,55 bilhões em emissão de debêntures em apoio à concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável por administrar rodovias que conectam o litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro Paraná. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a cerimônia de anúncio dos investimentos no Palácio do Planalto, em Brasília.
O presidente BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou que o banco financiou 85% de todo o investimento nas estradas de todo o país. “Nunca antes na história do BNDES o banco liberou tantos recursos para o transporte rodoviário. Em 2024, nós aprovamos R$23 bilhões. É o maior volume em 72 anos. É um recorde histórico, mais um grande recorde do governo do presidente Lula”, disse.
O financiamento anunciado nesta quarta-feira integra o Novo PAC, e beneficiará cerca de 2,4 milhões de pessoas e 27 cidades, além de toda a cadeia agrícola industrial impulsionada pelo Porto de Paranaguá, que tem a BR-227/PR como sua principal rota de escoamento de produtos, onde mais de 20 milhões de veículos circulam no trecho por ano.
PEDÁGIO MENOR – A partir da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada, a concessão possui tarifas de pedágio 31% mais baixas em relação ao contrato anterior. O projeto permitirá a criação de 105 mil empregos diretos e indiretos ao longo de 30 anos, sendo 45 mil durante os primeiros cinco anos, e vai aumentar a arrecadação dos municípios, permitindo que os recursos sejam reinvestidos em mais educação, saúde e segurança, impactando positivamente toda a comunidade.
“Estamos entregando ao Paraná o maior volume de investimento para o desenvolvimento rodoviário da história do estado. O Paraná é um estado muito próspero, que tem força na agricultura, na indústria, que exporta a sua própria produção e a produção de outros estados vizinhos, mas que agora vai dar um salto para estar preparado para novos desafios que um país da dimensão do Brasil precisa ter. Esse modelo é um modelo que outros estados brasileiros precisam perseguir, um modelo que concede rodovias estaduais, federais, e que utiliza a sua sinergia para tornar o projeto rentável, atrativo, levando investimentos para todas as partes do estado”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
INTERVENÇÕES — As principais intervenções previstas são a construção de mais de 350 quilômetros de pistas duplicadas, 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. O diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, registrou que, segundo a ANTT, a redução de acidentes estimada com as obras que serão implementadas será de 40% até o final do contrato. “Vale destacar também que os motoristas de veículos leves serão beneficiados pelo desconto para o usuário frequente, o DUF, que pode deixar a tarifa até 75% mais barata. Com transparência, eficiência e uma visão de longo prazo, queremos contribuir com um legado de obras que não apenas interligam regiões, mas também promovem crescimento econômico, geração de empregos, segurança e qualidade de vida. Os investimentos hoje anunciados vão salvar vidas”, pontuou.
INVESTIMENTOS — Ao longo dos 30 anos de concessão, os investimentos são estimados em R$16 bilhões, sendo R$10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$5,5 bilhões em manutenção. O segmento inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais. O trecho operado é um importante corredor logístico do Paraná. Conecta a Região Metropolitana de Curitiba ao litoral e ao Porto de Paranaguá, com importante papel no transporte da produção agrícola.
O contrato de concessão prevê um amplo pacote de melhorias na infraestrutura rodoviária. Abrange desde recuperação, manutenção e conservação das vias até a ampliação de capacidade e modernização de trechos estratégicos. “Esse trecho até o porto de Paranaguá precisa de uma estrutura melhor. Nós vamos ter três pistas, vamos modernizar toda a estrutura, vai ter LED, vai ter Wi-Fi, vai ter câmara de vigilância, vão ter postos de atendimento aos caminhoneiros. Então essa nova estrutura vai aumentar a produtividade, vai aumentar a eficiência, vai aumentar a competitividade de um porto que desagua não só a produção de grãos do Paraná, mas também do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso e de Goiás. Esse modelo de financiamento que nós estamos fazendo é muito inovador”, resumiu Aloizio Mercadante.
A concessionária oferece serviços essenciais de atendimento aos usuários, com socorro médico e mecânico 24 horas. Um dos destaques do contrato é a implantação de um sistema de operações especiais no Porto de Paranaguá, que inclui a remodelação de pistas e conexões para garantir mais fluidez e segurança nos períodos de maior movimentação.
“Hoje é um dia muito importante para o estado do Paraná, mas sobretudo para o Brasil. Essa rodovia tem um impacto estratégico no escoamento de grãos do Porto do Paranaguá. Nós tivemos, no ano de 2023 e 2024, uma movimentação de quase 40 milhões de toneladas. E não tenho dúvida que, com essa obra pronta, a gente vai ampliar cada vez mais o escoamento da produção pelo porto. Nós estamos vivendo um excelente momento no setor portuário brasileiro. No ano de 2025, nós tivemos um crescimento de mais de 5% nos portos do Brasil. Um crescimento em mais de 7% nos portos públicos do Brasil. E mais do que isso, tivemos o maior volume de movimentação de contêineres da história do país”, finalizou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
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