Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em Sessão Solene no parlamento português, presidente também ressalta importância do acordo entre União Europeia e Mercosul e a ênfase na redução de desigualdades em todas as suas dimensões.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou a viagem a Portugal nesta terça-feira, 25, com participação em Sessão Solene de Boas-Vindas na Assembleia da República, o parlamento português.

Com uma mensagem de agradecimento pela acolhida e de reverência à data que marca o fim da ditadura em Portugal, Lula fez um discurso em que condensou uma série de mensagens que marcam sua primeira visita à Europa neste terceiro mandato e terminou ovacionado pela plateia.

Na fala aos parlamentares, o presidente celebrou a retomada da diplomacia brasileira e a união histórica entre os dois países. Condenou a violação territorial da Ucrânia pela Rússia. Ressaltou a importância da defesa da democracia e o combate às fake news.

Enfatizou a necessidade de um olhar atento para a transição energética e as mudanças climáticas. Cobrou reformas no Conselho de Segurança da ONU e reiterou o empenho de sua gestão na redução das desigualdades em todas as suas dimensões.

Fonte: Comunicação / Palácio do Planalto