O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira, 9/11, o investidor australiano Andrew Forrest. Presidente da Fortescue, ele está fazendo um investimento de 5 bilhões de dólares em um projeto voltado para hidrogênio verde no Porto do Pecém, no Ceará. “Ele está entusiasmado com o potencial do Brasil em energia renovável”, afirmou o presidente Lula em uma postagem nas redes sociais.
“Quero ser um pioneiro da indústria verde no Brasil”, confirmou Forrest, na reunião no Palácio do Planalto que também contou com as presenças do ministro Rui Costa (Casa Civil) e do governador do Ceará, Elmano de Freitas.
O projeto tem potencial para produzir 837 toneladas de hidrogênio verde por dia, com o uso de 2.100 MW de energia renovável. A iniciativa tem estimativa de gerar cerca de cinco mil empregos na fase de construção. Forrest tem investido em outras quatro plantas de hidrogênio em outras regiões do planeta.
“Nós temos no Ceará quatro pré-contratos assinados, um deles é com essa empresa. Nós entendemos que na medida que uma grande empresa começa uma produção de grande escala, as outras deverão também seguir o mesmo caminho”, afirmou Elmano Freitas.
Fonte: Comunicação / Palácio do Planalto