O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta terça-feira, 13 de agosto, no Palácio do Planalto, o economista e governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do assessor especial Celso Amorim. Durante a conversa, de cerca de 80 minutos, trocaram impressões sobre a economia argentina e seus desafios presentes, em particular a recessão, o aumento do desemprego e da pobreza e a desindustrialização.
Falaram também a respeito do cenário político do país, sobre a atuação do peronismo e suas perspectivas, e sobre as relações entre as diferentes correntes ideológicas. Trataram ainda da conjuntura sócio-econômica da província de Buenos Aires, que concentra grande parte da população e da atividade econômica da Argentina, e sobre os desafios ligados ao quadro recessivo. Kicillof frisou, nesse sentido, a importância das relações econômicas da província com o Brasil. Comentou igualmente sobre a reunião mantida na manhã de hoje com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em que conversaram sobre comércio e investimentos.
O presidente Lula comentou sobre o cenário geopolítico da América do Sul e os desafios por que passa o processo de integração regional, após os avanços alcançados durante seus primeiros dois mandatos. Ressaltou, ainda, a importância da continuidade dos diversos projetos de investimentos de empresas brasileiras no país vizinho.
Comunicação | Palácio do Planalto