Missão brasileira cumprirá agenda oficial com autoridades alemãs até terça-feira. Ministros dos dois países devem assinar acordos em áreas como energia, indústria e transição ecológica.
presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a Berlim (Alemanha) neste domingo, 3 de dezembro, onde permanecerá dois dias cumprindo agenda oficial para marcar o fechamento de um ano intenso de cooperação bilateral entre os dois países. Após a chegada da missão brasileira, o chanceler Olaf Scholz ofereceu um jantar ao presidente Lula.
A Alemanha é o principal parceiro comercial brasileiro na Europa, além de ser uma fonte tradicional de investimento. O comércio bilateral entre os dois países alcançou US$ 19 bilhões em 2022. Este ano, entre janeiro e outubro, alcançou US$ 15,9 bilhões. As cerca de 1.600 empresas alemãs instaladas atualmente no Brasil respondem por 8 a 10% do PIB industrial brasileiro, sendo São Paulo uma das maiores concentrações industriais alemã fora da Alemanha.
“Tenho dito aos companheiros da Alemanha que faz muito tempo que a Alemanha não investe na América do Sul e, sobretudo, no Brasil, porque depois da queda do muro de Berlim, a Alemanha se voltou muito para ocupar espaço na Alemanha Oriental”, comentou o presidente, em uma conversa com jornalistas após o encerramento do jantar. “Agora ela precisa se voltar para o Brasil — e sobretudo nesse momento em que o Brasil está trabalhando a questão de energia limpa, de renovação, transição energética, Amazônia, biodiversidade. Brasil é a bola da vez, é só investir”, frisou.
Nesta segunda-feira, Lula irá liderar, ao lado do chanceler Olaf Scholz, a 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, com a participação de ministros dos dois países. Um dos objetivos da viagem é ampliar a aliança na área de transformação ecológica.
Autoridades de ambos os países devem assinar uma série de acordos nas áreas de meio ambiente e mudança do clima, agricultura, bioeconomia, saúde, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento global, integridade da informação e combate à desinformação.
RETOMADA DO DIÁLOGO — Brasil e Alemanha vivem um momento especial nas relações em 2023. A revitalização na parceria entre os dois países é visível e culmina, agora, com a visita do presidente Lula e diversos ministros a Berlim. As consultas de alto nível intergovernamentais, que não ocorriam há oito anos, foram retomadas, em um sinal objetivo de renovação do patamar de relevância.
Em suas redes sociais, Lula anunciou a “chegada em Berlim para reunião entre o governo alemão e brasileiro, para reforçar nossa parceria e cooperação em muitas áreas — energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. Retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”.
Fonte: Comunicação / Palácio do Planalto