Mariana Pereira Marques defenderá nesta terça-feira, 11, às 14h, sua dissertação “Vírus invisível, gente (In)visível? Produção e uso de dados sobre a população em situação de rua na Grande Florianópolis no contexto da pandemia Covid-19”, no Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pela professora Paula Chies Schommer.

Todas as defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa será realizada na Sala 09 da Udesc Esag, com transmissão ao vivo pela internet.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta terça-feira, 11, a partir das 14h)

A pesquisa analisou a produção e o uso de dados sobre a população em situação de rua na Grande Florianópolis no contexto da pandemia de Covid-19. Também traz sugestões para o aperfeiçoamento da atuação da sociedade civil, municípios e governo do Estado no atendimento a essas pessoas.

O estudo possibilitou o mapeamento de dados e informações existentes sobre a população em situação de rua e identificou três principais maneiras pelas quais os dados são produzidos: pesquisas censitárias e diagnósticas, bases de dados administrativas e iniciativas de produção de dados por organizações da sociedade civil e universidades, em colaboração ou não com órgãos públicos.

Os resultados do trabalho permitiram identificar características particulares das populações em situação de rua dos municípios da região, como o deslocamento dessas pessoas entre um município e outro, demandando políticas de atendimento regionalizadas. A pesquisa notou também a falta de informações básicas sobre o atendimento a essa população.

Acesso on-line

Para assistir à defesa pela internet, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência (13h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail [email protected].

Fonte: Assessoria de Imprensa / Udesc