Morreu na manhã deste sábado, 17-02, o ex-árbitro e atual vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol, Marco Antônio Martins, aos 57 anos, vítima de infarto fulminante.
Natural de Florianópolis, Marquinho, como era conhecido, fez carreira na arbitragem, atuando por dez anos no quadro da CBF e por 15 anos na FCF. Conforme a nota de pesar publicada pela Federação Catarinense de Futebol, Marco Antônio Martins encerrou a carreira na arbitragem em 2011, quando passou a presidir o Sindicato dos Árbitros de Futebol de Santa Catarina. Atualmente ele também ocupava o cargo de Diretor de Competições da FCF.
Em 2016 ele tentou ingressar na política, sendo candidato a vereador por Florianópolis, mas não obteve êxito.
Foto: Arquivo Pessoal / José Paulo Reitz
Em 2007, Marco Antonio Martins apitou um jogo do Palmeiras, no Porto da Lagoa, pela Copa Floripa, organizada pela Liga Florianopolitana de Futebol. Na foto, ele sendo entrevistado pelo saudoso repórter, Evaldo Luis (à época, pela Rádio Mais Alegria), observado de perto pelo seu auxiliar, Sandro Rodrigues e pelo técnico de externas da rádio, Edson Garcia.
O velório será realizado a partir das 18h deste sábado, 17 e sepultamento domingo, 18, às 11h, no Cemitério do Itacorubi, na Capital.
Segue a nota de pesar da FCF.
“Com profundo pesar, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) informa o falecimento de seu vice-presidente e diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins, aos 57 anos.
Profissional experiente, principalmente como árbitro assistente, Marco Antônio encerrou a sua carreira nos campos em 2011 depois de atuar por 15 anos no quadro da FCF e por 10 anos no quadro da CBF.
Marco Antônio Martins foi também presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc) e da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF).
Na FCF, assumiu a função de diretor do Departamento de Arbitragem em junho de 2017, cargo que exercia até hoje. Foi eleito vice-presidente da entidade em 2018 e em 2022.
O presidente da FCF, Rubens Angelotti, consternado com o falecimento de Marco Antônio Martins, destacou a importância dele na arbitragem catarinense. “Estou muito triste com o falecimento do Marco Antônio Martins. Além de uma grande pessoa, foi um profissional de alto nível. Estava fazendo um trabalho brilhante na nossa arbitragem, com organização e evolução constante”, finalizou Rubens Angelotti.
Vítima de um infarto, Marco Antônio deixa esposa e duas filhas”.
Os dois clubes da Capital também se manifestaram através das redes sociais. O Avaí escreveu:
“O Avaí Futebol Clube manifesta profundo pesar pelo falecimento do vice-presidente e Diretor do Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Marco Antônio Martins, 57 anos. Ao longo dos anos de atuação e dedicação ao Futebol Catarinense, como árbitro e dirigente, Martins fez inúmeros amigos e conquistou o respeito de todos que vivemos o esporte.
Aos familiares e amigos, nossos sentimentos.
Diretoria do Avaí Futebol Clube”.
O Figueirense lamentou a morte de Marco Antônio Martins, ocorrida no dia do maior clássico de Santa Catarina:
“O Figueirense lamenta profundamente o falecimento do Sr. Marco Antônio Martins, 57 anos, ocorrido na manhã deste sábado (17), em Florianópolis.
Marco Martins, ou “Marquinhos”, como era conhecido, atuou como árbitro/assistente por cerca de 15 anos em SC, e há alguns anos assumiu como diretor da Federação Catarinense de Futebol, responsável pelo Departamento de Arbitragem. Atualmente era vice-presidente da FCF.
O Figueirense Futebol Clube se solidariza com os familiares, com a FCF e o futebol catarinense de modo geral, e amigos, neste momento de dor e consternação”.