Homem foi flagrado com o equivalente a R$ 32 mil em cocaína às vésperas das festas de Carnaval na cidade litorânea.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou recurso à Justiça e conseguiu reverter uma decisão que concedeu liberdade a um homem preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, em Garopaba. A audiência de custódia que colocou o preso em liberdade ocorreu na última quarta-feira (15), ciente do caso o MPSC apresentou recurso na quinta-feira, sendo reformada a decisão e cumprida a prisão preventiva nesta sexta-feira.
O pedido de prisão preventiva se justifica, entre outros fatores, pela possibilidade do retorno à prática do tráfico, já que o acusado já havia sido apreendido outras duas vezes pela prática do mesmo crime quando adolescente e, agora, recém atingida a maioridade, foi preso novamente, com expressiva quantidade de cocaína, cerca de 650 gramas, o que renderia, se traficado, aproximadamente R$ 32.500,00.
Conforme a Promotora de Justiça Symone Leite, há indícios suficientes de autoria e prova da materialidade do crime demonstrados no auto de prisão em flagrante, boletim de ocorrência, auto de exibição e apreensão, auto preliminar de constatação de substância tóxica e pelos depoimentos colhidos. Cabe destacar ainda que o tráfico de drogas é um crime punível com pena privativa de liberdade máxima superior a quatro anos.
“Graças à rápida atuação do Ministério Público, na interposição de recurso contra decisão que soltou conduzido pela prática de tráfico de drogas na audiência de custódia, hoje ele foi preso novamente, garantindo, assim, o respeito a lei e à ordem pública e legitimando a atuação da força policial da comarca de Garopaba, a qual, ao lado do Ministério Público, vem desempenhando importante papel no combate ao tráfico de drogas na região, responsável pelas grandes mazelas da sociedade”, pontua a Promotora.
Ainda conforme a Symone, deve-se ressaltar que a prisão em flagrante do conduzido com expressiva quantidade de droga ocorreu na semana que antecede as festividades de Carnaval. E, como é de conhecimento, a cidade de Garopaba atrai diversos turistas que procuram a região para passarem o feriado e se divertirem com a família, à medida em que o crime de tráfico de drogas também aumenta consideravelmente na mesma época, por isso se deve lutar para a repreensão de crimes, notadamente, o tráfico de drogas, nesta época em especial.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – Correspondente Regional em Criciúma