A concessionária QLuz, responsável pela modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública de Palhoça, a partir da parceria público-privada (PPP) firmada em maio de 2020, está ampliando o parque de iluminação municipal. Nesta quarta-feira (25), foi concluída uma obra que levou iluminação e segurança aos moradores da Rua Hugolino Francisco Duarte, no Alto Aririú. Outras 18 obras estão em fase de planejamento.
A instalação na Rua Hugolino Francisco Duarte foi solicitada pela comunidade e foi uma obra praticamente toda nova, já que existia apenas um poste no trecho da via que recebeu melhorias. O trabalho contou com a instalação de rede elétrica subterrânea, quatro postes de aço e cinco luminárias com tecnologia LED 72W, além de todos os equipamentos auxiliares necessários.
Atualmente, há várias outras obras em planejamento: na orla da Ponta do Papagaio, da Praia do Sonho, da Pinheira e da Enseada de Brito; em quadras de esportes no Pontal e na Pedra Branca; em praças no Caminho Novo, no Nova Palhoça, na Pedra Branca, no Bela Vista e no Frei Damião; no Parque da Barra do Aririú; em rótula na Avenida das Torres, no Jardim Eldorado; no portal da Guarda do Embaú; e em ruas na Pinheira, na Ponte do Imaruim, no Centro e no Jardim Eldorado.
Os projetos envolvem desde a implantação de infraestrutura completa para rede elétrica até a instalação de postes e luminárias.
A PPP da iluminação pública
O contrato foi assinado em 5 de maio de 2020, dentro do programa Palhoça Mais Eficiente, e transformou Palhoça em referência no estado, já que é o maior contrato nessa modalidade assinado em Santa Catarina.
Todos os mais de 27 mil pontos de iluminação pública do município receberam lâmpadas de tecnologia LED, que apresentam várias vantagens em relação às lâmpadas convencionais: possuem vida útil maior, são mais econômicas, proporcionam maior conforto visual e são mais sustentáveis com relação ao meio ambiente.
Com a implantação dessa tecnologia no sistema de iluminação pública, o consumo de energia elétrica em Palhoça registrou uma economia superior a 50%.
O projeto de modernização em Palhoça também conta com a implantação de um sistema de telegestão em 100% das luminárias LED, permitindo o monitoramento e o controle remoto do parque de iluminação pública. Além da implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciar todas as demandas do sistema, por meio de um software configurado especificamente para Palhoça, única cidade do país com 100% de telegestão.
Desde que a QLuz assumiu, o número de atendimentos vem caindo: em outubro de 2020, quando começou a modernização do parque, eram 1.024 atendimentos mensais; em abril deste ano, foram 277. Isso significa que o sistema está rodando com mais eficiência e menos problemas.
Qualquer cidadão que identificar problemas como lâmpadas apagadas à noite ou acesas de dia em via pública de Palhoça deve avisar as equipes do consórcio via ligação gratuita para o telefone 0800-606-1535. O cidadão também pode abrir um chamado pelo aplicativo Cidade Mais Iluminada. O prazo para atendimento desses chamados é de até 48 horas, salvo casos em que ocorra falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes.