A WTM Latin America 2025 foi oficialmente aberta nessa segunda-feira (14), no Expo Center Norte, em São Paulo, celebrando a potência do turismo como espaço de conexão, inovação e identidade.
A abertura do evento trouxe o samba para o centro das atenções. Comandada por Milton Cunha, a cerimônia foi marcada pela irreverência e emoção. “O samba é um valor cultural do povo brasileiro. Numa feira que trabalha o valor do turismo e da inteligência artificial, o samba é perfeito”, disse, arrancando aplausos ao lembrar que “a inteligência artificial não tem o balacobaco das relações humanas, de olhar no olho do outro e falar das emoções humanas”.
A professora e pesquisadora Claudia Alexandre reforçou: “A escola de samba é uma tecnologia negra. É um processo de ressignificação para continuar vivendo. Assim como os terreiros, o maracatu, o povo negro fez festa pra sobreviver. Nós temos que continuar vivos, temos que lutar”.


Foto: Túlio Vidal
O Sebrae também trouxe para o evento iniciativas calcadas no Carnaval brasileiro. Vindo de Joaçaba (SC), o diretor da Liga das Escolas de Samba da cidade, Paulo Guilherme Krause, lembrou que a parceria com o Sebrae foi essencial para transformar o carnaval local em um atrativo turístico contínuo.
Where Tech Meets Touch
Bianca Pizzolitto, diretora da WTM Latin America, deu início à cerimônia com uma provocação: usou o ChatGPT para criar e narrar uma mensagem de boas-vindas, conectando o tema da edição, Where Tech Meets Touch, com o que nos torna humanos. “A tecnologia está aqui para nos ajudar a contar histórias, mas a essência continua sendo a mesma: criar encontros, promover conexões, celebrar a diversidade e a experiência”, afirmou.
Jonathan Heastie, diretor de portfólio da RX, organizadora oficial da WTM, destacou a ousadia do evento em se reinventar. “É uma feira criativa, que mistura música, esporte, gastronomia, aventura e tendências. Este ano crescemos 11% em área e esperamos um público 8% maior. Aproveitem todas as oportunidades para fazer negócios.”
Turismo com propósito e inovação na prática
Com a presença de líderes do setor e representantes de todas as regiões do Brasil e demais países da América Latina, o Sebrae aproveita a ocasião para promover a inclusão de pequenos negócios. “Pela primeira vez, micro e pequenos empreendedores têm protagonismo na maior feira de turismo da América Latina. Isso é histórico!”, resumiu Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de comércio, serviços e economias de futuro do Sebrae.
Entre os destaques da participação do Sebrae está o lançamento do projeto Feel Brasil, realizado em parceria com a Embratur, que reúne 101 experiências turísticas autênticas e de base comunitária, das quais 46 estão sendo apresentadas presencialmente na feira. Os empreendedores selecionados representam iniciativas que unem sustentabilidade, cultura local e inclusão, em uma vitrine que mostra o Brasil real para o mundo. “É uma oportunidade inédita de posicionar os pequenos como protagonistas do turismo nacional e internacional, com propostas únicas, criadas com alma e identidade”, completou Ana Clévia.
No estande do Sebrae, empresários que fazem parte da rede de agentes de roteiros turísticos apresentam destinos e rotas para os presentes.
O Sebrae ainda participa da WTM com um estande do Sebrae Pará para incentivar o turismo em razão da conferência climática da ONU em Belém, em 2025. Para Marcos Marçal, da Kayré Experience, a participação na WTM é um passo importante para promover a Amazônia com seus encantos e tradições. “Estamos aqui para mostrar que o turismo amazônico tem potência global. O Sebrae é hoje a mola propulsora desse movimento de valorização e fortalecimento do turismo brasileiro”, afirmou.
A WTM Latin America vai até quarta-feira (16), com uma extensa programação de conteúdos, experiências e conexões.
Texto: Nara Neri