A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) finalizou o primeiro mês de 2024 com um total de 1.918 quilos de drogas apreendidas. No mesmo mês, em 2023, o resultato foi 1.645 quilos. Esse trabalho, segundo o comandante-geral da PMSC, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, se deve ao trabalho realizado pela corporação na Operação 360 Infinito, em todo o território de Santa Catarina.
A PMSC está realizando o monitorando das fronteiras do Estado e as vias vicinais. Além disso o trabalho integrado das Forças de Segurança têm ajudado na atuação mais efetiva no combate ao crime organizado.
Entre as Operações realizadas em 2023 e as que estão em andamento, como a Operação Estação Verão, a Operação 360 Infinito foi lançada com a presença do governador Jorginho Mello e do comandante-geral da PMSC, em 24 de março de 2023. Na época as ações foram dirigidas para todas as unidades da Grande Florianópolis, englobando o 1º e 11º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM). Em seguida, por decisão do Comando-Geral, a Operação 360 Infinito se tornou estadual. Todas as demais operações atualmente integram a 360 Infinito e não tem data de término definida.
A Operação 360 Infinito visa agir contra o crime organizado em Santa Catarina e não tem data de termino definida. A marca “360” já faz uma alusão às necessidades de perceber e atuar em todas as direções necessárias para a evolução e o aperfeiçoamento da instituição, dos policiais e dos serviços prestados a sociedade catarinense.
O trabalho realizado pela PMSC está totalmente integrado com as demais Forças de Segurança e segue os objetivos e metas a serem atingidas até 2033, consolidando a PMSC 4.0 através do Plano de Comando 360.
Destaques – Uma das apreensões mais recentes foi em Blumenau, na madrugada do dia 31, quando a Polícia Militar prendeu dois homens e apreendeu uma carga de 358,45 quilos de maconha. Parte da droga estava em veículo e a maior parte em uma residência.
Já uma das maiores apreensões foi em Lages, em operação que recuperou uma caminhonete com registro de roubo transportando uma carga de 783 quilos de maconha. A ocorrência foi registrada na noite do dia 22 de janeiro, na localidade de Cabo da Lança.
Texto: Marcelo Passamai