Seja bem vindo de volta torcedor alvinegro! Hoje no Posição por Posição, vamos analisar os laterais do Figueirense para descobrir quem são e o que podemos esperar deles no campo. Nenhum dos laterais de 2022 decidiu continuar no clube, portanto temos muitas faces novas a conhecer. Vamos nessa!

1. WILLIAM MATHEUS (LATERAL-ESQUERDO)

Revelado no Figueirense, William Matheus retorna ao clube após 14 anos e chega para ser titular. Foto: Patrick Floriani/FFC

Apenas um time catarinense já foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, você sabe qual foi? “Obviamente! É o Figueirense de 2008.” Comandados por Rogério Micale, a equipe Sub20 do Figueira foi campeã após vencer o Rio Branco – SP por dois a zero na grande final, com gols de Marcelo e Marquinhos. Infelizmente, poucos jogadores daquele elenco conseguiram alavancar suas carreiras, mas um deles certamente é o lateral-esquerdo William Matheus. Natural de Nova Iguaçu (RJ), William tem 32 anos e retorna ao Figueirense com expectativas de titularidade.

William é o segundo jogador mais velho do Alvinegro e sua carreira já consta 15 anos como jogador profissional. Após ser campeão da Copinha em 2008, ele teve passagens pelo Bahia, Vasco, Goiás, Palmeiras, Toulouse (França), Fluminense – RJ, Coritiba e Juventude. Este último capítulo, escrito no estádio Alfredo Jaconi, terminou com um rebaixamento infeliz na Série A, porém, William demonstrou que tem capacidade para ser um lateral titular em equipes de Série B durante sua passagem pelo Coritiba e para a Série C deve ser um dos melhores jogadores do Figueirense.

Isto é, desde que o físico não atrapalhe. William Matheus joga futebol profissionalmente há 15 anos e o fator físico pode se tornar um problema após tanto tempo, mas em um campeonato como a Série C, onde sempre existem cinco a sete dias de descanso entre jogos, existem maneiras de minimizar o “dano”. Durante o Catarinense não espere ver William titular em todos os jogos, a equipe de fisiologia do Figueirense provavelmente pedirá cuidado à comissão técnica e esta deve seguir de acordo. Com o foco do ano sendo a Série C, a meta para William Matheus é chegar saudável no dia de estreia do campeonato nacional.

2. ELIAS (LATERAL-DIREITO)

Após passagem pelo Botafogo – PB, Elias chega para ser o titular na lateral-direita. Foto: Patrick Floriani/FFC

Elias vai ser o titular na lateral-direita. Isto é um fato. Existem muitos fatores que indicam isso, por exemplo:

  1. Elias foi o titular no jogo treino
  2. Elias é o único lateral-direito no plantel que já atuou na Série C
  3. O outro lateral direito do elenco se apresentou fora de forma e está fazendo um trabalho especial de condicionamento físico
  4. O outro lateral direito do elenco é o único jogador que ainda não foi apresentado oficialmente pela assessoria do Figueirense, mesmo sendo o sétimo (de doze) a ser anunciado (todos os outros jogadores foram apresentados na ordem em que foram anunciados)

Daqui a pouco a gente fala mais desse outro lateral-direito. Sobre Elias: Formado na base do Sport Recife, ele tem 23 anos e chega ao Figueirense via empréstimo pelo clube pernambucano. Sua última equipe foi o Botafogo – PB, onde ele atuou 23 vezes, incluindo em 15 dos 19 jogos do Botafogo na Série C. Elias se descreveu como: “Eu sou um lateral mais defensivo, sou um jogador de muita força, muita marcação, mas as vezes vou lá na parte ofensiva e procuro fazer passes bons e cruzamentos.”

Ao meu ver, Elias é uma contratação boa para o Figueirense. É um jogador que já foi titular em uma equipe de Série C que disputou vaga para a segunda fase e não há nada em seu currículo que gere muito alarde em relação à sua habilidade. Elias será o titular durante o catarinense, mas não descarte a chance do Alvinegro contratar outro lateral-direito para a Série C.

3. RAPHINHA (LATERAL-ESQUERDO)

Raphinha foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Paranaense 2022, mas seu segundo semestre deixou muito a desejar. Foto: Patrick Floriani/FFC

2022 foi um ano de dois semestres muito diferentes para o lateral-esquerdo Raphinha. No primeiro semestre, Raphinha foi vice-campeão do Campeonato Paranaense, além disso, foi eleito o melhor jogador de sua posição nesta competição após 12 jogos e dois gols pelo Maringá. Entretanto, um empréstimo para o Operário – PR durante o segundo semestre foi pouco produtivo. Apenas cinco jogos na Série B 2022, em uma equipe que terminou rebaixada em décimo-nono.

Para o catarinense Raphinha deve ser o lateral-esquerdo reserva no elenco do Figueirense, entretanto, como William Matheus deve ser poupado em alguns jogos, certamente será possível ver o jogador de 23 anos atuando pelo Alvinegro e após um segundo semestre tão ruim quanto o dele em 2022, Raphinha tem muitos motivos para se dedicar ao máximo pelo Figueirense e ajudar onde for possível.

Em sua coletiva de apresentação, Raphinha declarou que: “Sou um lateral mais ofensivo, acredito que posso ajudar muito nas jogadas de ataque.” Este perfil mais ofensivo do jogador pode fazer um equilíbrio muito interessante com Elias, o lateral-direito de perfil mais defensivo, nos jogos em que Raphael for o titular pelo lado esquerdo.

Raphinha aparente ter qualidade o bastante para atuar durante o Catarinense. Cabe a ele demonstrar que também terá qualidade o bastante para atuar durante a Série C.

4. WELLISSON (LATERAL-DIREITO)

Este é o “outro lateral-direito” que mencionei no perfil de Elias.

Wellisson é natural de Camaçari (BA) e tem 23 anos. Sua última passagem no futebol foi pelo Cerrado – GO, clube da segunda divisão do campeonato goiano e a sua contratação pelo Figueirense pode ser enxergada de duas formas:

Copo meio cheio: Wellisson é um jogador jovem que chega para compor elenco. Ele teve bons jogos pelo Bahia de Feira durante a Série D de 2022 e nunca se sabe a qualidade real de um jogador antes de ele estrear pela equipe, além disso, ele chega via empréstimo, logo o clube nem está arcando com muitas consequências financeiras.

Copo meio vazio: Wellisson não tem currículo para estar no Figueirense. Ele se apresentou ao clube fora de forma, algo que gerou ridicularização dos torcedores nas redes sociais, está tendo que realizar trabalhos especiais de condicionamento físico e sua forma atual é um segredo, já que o clube não soltou nenhuma foto dele desde o começo da pré-temporada.

A verdade provavelmente está no meio destas duas visões. Wellisson é o lateral-direito reserva durante o catarinense e só jogará na Série C se tiver performances de destaque durante o estadual.

5. VINÍCIUS NUCCI (LATERAL-ESQUERDO)

Lesionado durante 2022, Vinicius Nucci precisa saber aproveitar as oportunidades. Isto é, se ele receber-las. Foto: Patrick Floriani/FFC

Quando o Figueirense estrear no dia 14/01 marcarão 356 dias desde que Vinícius Nucci jogou sua última partida pelo clube. Uma lesão ligamentar na partida contra o Joinville pela primeira fase do Catarinense acabou com o 2022 do jovem lateral-esquerdo, que teve sua posição ocupada pelo criticado Mário Henrique no banco de Júnior Rocha.

Mais de 300 dias depois e a esperança de minutos para Vinícius Nucci pode muito bem ter sido apagada após o anúncio de William Matheus, contratação que coloca Nucci como o terceiro reserva para a lateral-esquerda, atrás de William e de Raphinha e enquanto ele já está fisicamente recuperado, habilidades de tempo-de-bola e noção de jogo só conseguem melhorar quando o jogador está atuando em partidas.

Se Vinícius quiser ser titular ele vai precisar se destacar em suas oportunidades, que de início serão poucas, porém, podem começar a aumentar após algumas boas performances. Se não for o caso é capaz de ele ser emprestado para algum clube da Série D ou da segunda divisão do catarinense durante o segundo semestre.

CONCLUSÃO

As laterais do Figueirense são as posições mais definidas da escalação. William Matheus é o titular na esquerda e Elias na direita. O grande dilema será o cuidado físico com William, algo que renderá chances a Raphinha e se este desapontar, a Vinícius Nucci. Na lateral-direita também deve haver uma rotação de elenco e Wellisson jogará algumas partidas, mas minhas expectativas pra ele são baixas

Em suma, as laterais do Figueira não devem ser ponto forte no estadual e lesões a Elias ou William Matheus podem torná-las pontos fracos da equipe. É bem provável que haverão contratações nestas posições para a Série C.