Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, será o início do roteiro dos atos pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Santa Catarina. Conforme o presidente estadual do partido e pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Décio Lima, a visita deverá ser na segunda quinzena de maio, a partir do dia 20. Antes disso, no dia 7, ele anuncia oficialmente a sua participação nas eleições nacionais deste ano.
Além de Joinville, Lula também deverá visitar Blumenau, cuja prefeitura foi comandada por Décio. As agendas ainda são construídas, mas o comando estadual tenta organizar um trajeto que contemple também a capital e as regiões Oeste, Sul, Vale do Itajaí e Planalto Sul e Norte.
“Estou acostumado a participar de eleições. Não me encanto nem me entristeço com pesquisas. Acho que temos um bom histórico de governos. Terei o lançamento da minha pré-candidatura no dia 7 de maio e depois quero percorrer o Brasil”, escreveu em sua conta no Twitter.
Em abril, o nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), foi aprovado pelos diretórios nacionais de ambos os partidos para ser pré-candidato a vice-presidente na chapa presidencial encabeçada pelo petista. Não está confirmado se ele também integrará a comitiva que visitará Santa Catarina.