Foto: Divulgação / Instituto Proa

Estão abertas as inscrições para as próximas turmas da Plataforma Proa, que oferece cursos de qualificação destinados a jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º Ano do Ensino Médio em escola pública. Em julho deste ano, a Prefeitura de Palhoça e a Associação Instituto Proa assinaram o Acordo de Cooperação 037/2022, para realizar a oferta de cursos a jovens residentes em Palhoça.

Na primeira ação da parceria, Palhoça registrou 66 inscrições de candidatos interessados em participar dos cursos de qualificação. Do total de inscritos, 28 foram aprovados para cursar as aulas, que começaram em agosto.

“A primeira edição foi um sucesso, nós conseguimos ter mais de 20 jovens participando do curso. Com certeza eles aproveitaram muito as disciplinas ministradas e saíram mais preparados para ingressar em um mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo”, reflete o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Durante três meses de aula, os alunos aprendem sobre o mercado de trabalho e desenvolvem competências como: comunicação, autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional e raciocínio lógico. O objetivo da ação é qualificar os jovens para ampliar as chances de conseguirem o primeiro emprego ou de encontrarem recolocação no mercado de trabalho.

O curso é 100% online e inteiramente gratuito, e as aulas começam em janeiro de 2023. São aulas gravadas de 1h30 por dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário que o aluno achar mais conveniente. Também está previsto um encontro semanal com tutores, ao vivo, em horários específicos. Os selecionados ganham material didático virtual e certificado de conclusão emitido pelo Proa.

Ao final do curso, o participante ganha um certificado e tem acesso a vagas de emprego disponíveis nas empresas parceiras da Associação Instituto Proa.

As inscrições estão abertas, diretamente no site da instituição (proa.org.br). O processo de seleção para iniciar o curso inclui duas etapas: primeiro, os jovens são submetidos a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico; depois, é realizada uma análise comportamental, por meio de áudio enviado no WhatsApp sobre o motivo de interesse no Proa e como as aulas impactarão o futuro do candidato.

“A qualificação profissional é muito importante para manter a roda da economia girando, porque não basta gerar emprego, é preciso encontrar mão de obra qualificada para assumir aquela vaga de trabalho gerada. Na Prefeitura de Palhoça, nós temos essa visão integral, tanto que nos nossos programas de fomento temos ações para os empresários, como o Minha Empresa Ativa; para o trabalhador, como o Qualifica Palhoça; e a plataforma Emprega Palhoça, que promove o encontro entre os dois”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.