Formado no Brasil, o biólogo Alysson Muotri é especialista em células-troncos embrionárias e atua como professor na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, no fim da tarde desta terça-feira (27/6), com o cientista brasileiro Alysson Muotri. Professor dos departamentos de Pediatria e Medicina Celular da Universidade de San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos, Alisson é diretor do programa de células-tronco da universidade e coordena pesquisas em diversos campos e finalidades, como reparo de DNA, câncer, terapia e modulação gênica. Foi um dos primeiros pesquisadores brasileiros a cultivar células-tronco embrionárias.
Em novembro de 2024, Alysson pode se tornar o primeiro cientista brasileiro na Estação Espacial Internacional. A estrutura recebe especialistas de várias partes do mundo para experimentos em ambiente de microgravidade, para observar e monitorar a Terra e para dar suporte a estudos diversos.
Um dos interesses do brasileiro, num estudo inclusive com suporte da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (NASA), é no efeito da microgravidade em Organoides do Cérebro Humano, em busca de medir como a microgravidade afeta funções básicas das células cerebrais, incluindo sobrevivência, migração e metabolismo, além da formação de redes neurais.
Muotri é formado em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com doutorado em biologia genética pela Universidade de São Paulo (USP).
Participaram da reunião a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado.
Fonte: Comunicação / Palácio do Planalto