Nesta quinta, 18, o processo de formação de um sistema de baixa pressão favorece a chuva persistente em Santa Catarina, em especial nas regiões do Meio Oeste, nos Planaltos, no Vale do Itajaí e no Litoral.
Na região litorânea, os acumulados podem chegar a casa dos 100 mm no decorrer do dia, trazendo um risco alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
Ao longo desta quinta, 18, a condição de tempo nublado permanece entre o Oeste e o Sul do estado com a chuva perdendo força ao longo do dia.
“Já no Norte, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem um pouco mais, trazendo condições para novos temporais isolados entre o Planalto Norte e o Litoral Norte”, ressalta a meteorologista da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil estadual Nicolle Reis.
A chuva dá uma trégua no decorrer da madrugada e manhã desta sexta-feira, 19, com aumento das temperaturas ao longo do dia. Os temporais devem retornar em todas as regiões do estado, com risco para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos.
As temperaturas passam dos 30ºC em todas as regiões, podendo superar os 35ºC na região do Litoral Norte.
“A sexta-feira, será um dia típico de verão, com bastante calor e com temporais no final da tarde e início da noite em todas as regiões de Santa Catarina”, explica o meteorologista chefe da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz.
Tempestades com ventos fortes e raios
- busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
- no local abrigado, fique longe de janelas;
Alagamentos
- evite contato com as águas e não dirija em áreas alagadas;
- não passe por pontilhões e pontes submersas;
- redobre a atenção com as crianças e idosos.
No caso de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.