O Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, de São José, na Grande Florianópolis, realizou nesta sexta, 26, o primeiro Crosslinking pelo SUS em Santa Catarina. O procedimento reduz a necessidade de transplante de córnea e evita a perda de visão dos pacientes.
O crosslinking só era feito em clínicas particulares ou via demanda judicial, agora com a aquisição do equipamento pelo Estado, o procedimento poderá ser feito via SUS. A primeira paciente tem 16 anos e era acompanhada desde 2021. O tratamento de jovens portadores de ceratocone é muito importante, como explica a oftalmologista, Raquel Campos Galvão de Queirós:
SONORA
O ceratocone é uma doença que afeta a visão de forma progressiva, e se manifesta no final da infância e início da adolescência, em casos avançados pode haver necessidade de transplante de córneas, como explica o oftalmologista Fernando dos Reis Spada:
SONORA
No primeiro momento, serão atendidos os pacientes que aguardam pelo procedimento, por meio de ação judicial. Na sequência, serão chamados os pacientes que estão no Sistema Nacional de Regulação.
O equipamento possui um sistema de gravação dos relatórios de cada procedimento realizado. No caso das demandas judiciais, o laudo com todos os dados do paciente e itens utilizados será impresso e anexado ao processo. O laudo também poderá ser utilizado para produção e publicação científica do Serviço de Oftalmologia do Hospital.
Fonte: Secom