O professor Arnildo Korb, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), criou um programa de entrevistas, transmitidas em uma rádio local e pelo YouTube, que divulga para a população, com linguagem acessível, resultados de pesquisas desenvolvidas na graduação e no programa de pós-graduação em Enfermagem da instituição.
Chamado “O incrível mundo das evidências”, o programa é transmitido aos sábados, das 9h às 10h, na rádio comunitária Centenário, de Chapecó, e no canal do professor no YouTube. Confira a playlist.
A iniciativa tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio de edital do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP).
Já foram realizadas 12 entrevistas, abordando temas como dengue, uso racional de medicamentos, diarreias na população humana, agrotóxicos e riscos para a saúde humana, tuberculose e brucelose, primeiros socorros e síndromes pós-covid.
Líder do grupo de pesquisa “Ambiente, desenvolvimento e saúde”, Korb é docente do Departamento de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.
O professor destaca que as rádios “continuam sendo o meio de comunicação mais presente nas comunidades interioranas”.
“Esse projeto possibilita a publicização dos conhecimentos produzidos por grupos de pesquisa, bem como desenvolve habilidades e competências em graduandos que participam na organização dos programas, e dos pós-graduandos, que retomam temas e discussões concluídos a longa data, mas cujas problemáticas que as originaram continuam presentes no cotidiano”, afirma.