Os doze signos do Zodíaco foram definidos segundo o movimento do Sol e dos planetas ao redor da Terra. A astrologia observou a interferência que estes astros exerciam em nosso planeta e nas pessoas que nasciam em determinadas épocas.

Assim, foram classificadas algumas características comuns às pessoas, de acordo com sua data de nascimento, em referência ao comportamento dos planetas e dos elementos essenciais à vida: terra, fogo, água e ar.

Os signos solares dizem muito sobre nós, sobre como somos, pensamos e reagimos a certas circunstancias, entretanto, há ainda mais um fator que reflete diretamente na forma em como levamos a nossa vida: o signo ascendente.

O que é ascendente?

O ascendente é o signo que surgiu no horizonte leste no exato momento em que uma pessoa nasceu. Mais precisamente, ele representa o horário das seis horas da manhã — um horário considerado mágico por diversas crenças e filosofias — e representa uma posição importante na Carta Natal. O Sol, a Lua e o ascendente formam uma trindade: pai, filho e espírito santo — ou lei, causa e efeito.

Quando interpretado juntamente ao signo solar e lunar, o ascendente retrata um dos pontos mais importantes de um indivíduo no Mapa Astral: ele mostra o posicionamento desse alguém diante do mundo. É como se o signo ascendente revelasse a forma como uma pessoa se comporta, os seus traços de personalidade que ficam em maior evidência perante à vida — ou mesmo como as pessoas a veem.

O poder do ascendente tem forte relação com a magia do horário, dando ênfase ao potencial de um nativo. Deste modo, esse signo torna-se um ponto que precisa ser desenvolvido no decorrer da vida. Inclusive há pessoas que se identificam mais com ele do que com o próprio signo solar — isso pode dizer muito sobre o nosso ser, de acordo com a Astrologia.

O ascendente pode ser considerado um portal que nos possibilita entrar no mundo e revela muito sobre o que acontecia à nossa volta no momento em que nascemos e até 

mesmo sobre o tipo de relação que temos com os nossos pais. Sendo assim, é de extrema importância que saibamos um pouco mais sobre esse signo que tanto fala sobre nós!

O ascendente fica mais forte depois dos 30 anos?

O planeta que representa o seu ascendente indica um ponto a ser despertado. Muitas pessoas costumam perguntar se o ascendente predomina depois dos 30 anos

 e se a personalidade passa a ser mais parecida com as características do signo ascendente do que com os atributos do signo solar. Isso é verdade, mas nem tanto assim. Essa afirmação não é tão verdadeira porque você pode despertar o seu ascendente em qualquer momento da sua vida, mas precisa, antes disso, desenvolver a Lua e o Sol no seu mapa astral.

A Lua é adequação, reparo e algo que a sua alma precisa finalizar. O Sol é o seu propósito, é onde você se realiza. E o ascendente, como já explicado, é o potencial. Se esse potencial ficará estagnado ou se vai ser despertado, depende do seu trabalho de equilíbrio entre a lua e o sol.

O que acontece entre os 30 e os 40 anos é que muitas vezes já vivemos a experiência lunar e solar, então entramos numa fase em que dizemos: “Eu quero ser eu mesmo. Não quero mais agradar ninguém. Vou fazer as coisas do meu jeito”. Essa linha de pensamento, então, desperta o ascendente, porque entendemos que precisamos de um caminho novo.

Como saber meu ascendente?

Sendo assim, para conhecer o seu ascendente, é necessário saber a hora em que você nasceu e consultar uma tabela astrológica, que registra a variação de acordo com o horário. É importante reforçar que a tabela acerta em 80% dos casos, ou seja, caso você queira confirmar realmente o seu ascendente e entender como ele influencia nas suas características, você deve fazer o seu Mapa Astral. Confira a tabela abaixo:

Como o ascendente influi na minha vida?

O seu signo ascendente representa e revela o seu comportamento ao chegar em algum lugar. Ele indica como você costuma iniciar novos projetos, planos, sonhos e ainda aponta a primeira impressão que as pessoas têm de você ao te conhecer. Ao mesmo tempo em que reflete o olhar alheio, ele também mostra como você gostaria de ser visto por aqueles que te cercam — tanto na forma de se vestir quanto em relação à sua posição na sociedade e até mesmo no seu porte físico.

No momento em que os planetas ascendem, eles vão do plano interior para o plano exterior — e esse é o exato ponto em que as vibrações do ego se manifestam. Por esse motivo, o ascendente tende a fomentar as primeiras características que as pessoas percebem em nós — os traços do signo ascendente são os mais evidentes em um primeiro momento. Qualquer traço que nos apresente para o mundo está ligado a esse signo, ou seja, ele tem grande influência sobre a nossa vida!

Fonte: Horóscopo Virtual.