Durante o período de 28 a 31 de março, o Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu) registrou um aumento de ligações para o número 192 e de ocorrências atendidas, em todo o estado. Este ano, foram registradas mais de 10 mil ligações, enquanto que no ano passado não passaram de 9 mil.
Já em relação às ocorrências atendidas, os relatórios registraram 4.916 em 2024, superando os atendimentos do ano passado, que foram 4.242, durante o feriado prolongado. Isso representa um acréscimo de 15,88 %. A região que mais teve ocorrências foi Norte/Nordeste (Joinville) com 942, seguida pelo Vale do Rio Itajaí (Blumenau) com 882, Grande Florianópolis com 852 e Sul (Criciúma) com 703. Entre os principais casos clínicos estão os cardiovasculares, neurológicos e gastrointestinais.
O superintendente de Urgência e Emergência da SES, Marcos Fonseca, relaciona este aumento nos números de atendimentos a grande procura de turistas que se direcionam para Santa Catarina. “Os números não mentem, Santa Catarina tem sido o destino turístico cada vez mais procurado no país e fora dele também. Por isso, os investimentos não param, seja na capacitação constante das equipes, na aquisição de materiais e equipamentos, tanto no atendimento terrestre quanto aéreo”, afirma.
O Samu catarinense oferece cobertura de atendimento na maior parte do seu território, ganhando destaque entre outros Samus do Brasil. No estado, há 28 unidades de Suporte Avançado (USA), 97 Unidades de Suporte Básico, dois helicópteros (asa rotativa) e um avião (asa fixa) e mais recentemente foram implantadas três motolâncias. “Quando o assunto é urgência e emergência temos que garantir o acesso rápido do usuário ao serviço, com menor tempo possível. Acreditamos que a educação continuada da população quanto ao uso desse serviço é a melhor forma de otimizar a entrega da assistência em situações reais de emergência”, reforça o superintendente.
O Serviço segue em busca de contínuas melhorias e, a atual gestão do Governo do Estado está trabalhando na ampliação e renovação frota adquirindo novas USAs, USBs e mais motolâncias para garantir qualidade e agilidade durante todo o processo de atendimento, até o encaminhamento do paciente aos hospitais referenciados.
Fonte: Comunicação | SES