Em um marco histórico para as relações bilaterais, o Governo de Santa Catarina e a República Dominicana consolidaram nesta quinta-feira, 24, uma parceria estratégica que vai impulsionar o desenvolvimento sustentável em diversas áreas. A cerimônia para a assinatura do memorando de entendimento, realizada na sede da Embaixada da República Dominicana em Brasília, contou com a presença do governador Jorginho Mello e da embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Villegas.
As áreas de atuação contempladas são turismo, comércio exterior, educação, ciência e tecnologia, meio ambiente, cultura, além da troca de experiências em áreas como segurança pública e gestão administrativa.
“Essa parceria representa um marco histórico para Santa Catarina, abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e social do estado”, afirma o governador Jorginho Mello. “A cooperação com a República Dominicana ainda será fundamental para fortalecer nossa posição no cenário internacional e promover o desenvolvimento sustentável”, complementa.
Com a assinatura do acordo, os dois países se comprometem a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns como a promoção do turismo sustentável; o fortalecimento do comércio exterior; desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação; e proteção do meio ambiente. A expectativa é que gere empregos, atraia investimentos e fortaleça a posição no cenário internacional.
“A assinatura deste memorando demonstra o compromisso de ambos os países em construir um futuro mais próspero e sustentável. Acreditamos que essa parceria será um exemplo para outras nações e contribuirá para o fortalecimento dos laços entre a América Latina e o Caribe”, destaca a Embaixadora Patrícia Villegas.
Foi a Secretaria de Articulação Nacional que iniciou o processo, organizou diversas reuniões entre os dois países, além de fazer a agenda e acompanhar a comitiva da República Dominicana em sua visita a Santa Catarina. “Estou muito feliz porque nosso trabalho chegou a esse resultado. Uma parceria que representa um novo capítulo na cooperação entre os dois países, abrindo portas para um futuro promissor de intercâmbio cultural, comercial e tecnológico”, disse a secretária Vânia Franco.
Próximos passos
Com a assinatura do acordo, os dois países darão início à implementação de uma série de projetos e ações concretas para alcançar os objetivos estabelecidos. Nos próximos meses, serão criados grupos de trabalho para definir as prioridades e elaborar um plano de ação detalhado.
Histórico
Mesmo antes da assinatura, República Dominicana e Santa Catarina já começaram a troca de informações, em julho deste ano as Forças de Segurança catarinenses estiveram na Embaixada para apresentar às forças dominicanas como funcionam os trabalhos no estado que é considerado o mais seguro do Brasil.
Também em julho uma comitiva dominicana, incluindo a embaixadora Patrícia Villegas, esteve em Santa Catarina e fez várias reuniões com secretários de diversas áreas como turismo, e ciência e tecnologia. O grupo ainda esteve com representantes da Polícia Militar e da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina).
Créditos: ASCOM | SAN