Foto: Divulgação / PMSJ

Versão atualizada dos imunizantes contém cepa original e também protegee contra subvariantes ômicron.

A Prefeitura Municipal de São José, por meio Secretaria Municipal de Saúde, recebeu 3.902 doses da vacina Pfizer Bivalente. A campanha de vacinação vai começar na segunda-feira (27) em todas as unidades básicas de saúde de São José. A vacina é uma versão atualizada das que já existem contra Covid-19. Chamada de Bivalente por conta das cepas que ela contêm, pois além da cepa original ela também protege contra as subvariantes ômicron. As doses serão aplicadas até zerarem os estoques.

São José já aplicou mais de 500 mil doses de Covid-19 entre dose 1 e dose 2, fora as doses de reforço, alcançando 97% de cobertura vacinal com a primeira dose e 92% com a segunda dose. SMS reforça a importância da população retornar às unidades de saúde para completarem o ciclo vacinal. Conforme as orientações do Ministério da Saúde (MS) e Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), os primeiros contemplados serão as pessoas com 70 anos ou mais, moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, até enquanto durarem os estoques.

A população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses. Os pré-requisitos para que a pessoa esteja apta a tomar a dose de reforço com a vacina bivalente são: ter mais de 12 anos de idade, estar em um dos grupos prioritários e ter finalizado o esquema primário (1a e 2a dose) com a vacina monovalente contra a COVID-19.

Quem só tomou uma dose até agora vai ter que tomar ainda a segunda dose da vacina para estar apto a tomar a bivalente, a qual poderá ser tomada após 4 meses da segunda dose. O intervalo de aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente deve ser de, pelo menos, quatro meses após a finalização do esquema primário da vacina monovalente ( dose 1 e dose 2) ou aplicação da última dose de reforço.

ORIENTAÇÕES

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação divulgado anteriormente, com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Texto: Marina Souza / PMSJ