Foto: Divulgação / SAS

A cidade de Florianópolis está sediando nesta quinta e sexta, 25 e 26, o Seminário Estadual da População em Situação de Rua. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Colegiado estadual de Gestores municipais da Assistência Social (Coegemas), Defensoria Pública de Santa Catarina, Ministério Público, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Pastoral do Povo da Rua.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, destacou na abertura do evento que o Governo do Estado trabalha para oferecer um atendimento adequado e digno à população em situação de rua. “Para nós não importa de onde essas pessoas vieram, se estão aqui em Santa Catarina eles têm os mesmos direitos de todos os catarinenses e trabalhamos diariamente para garantir que essas pessoas tenham o acesso às políticas públicas e todos os direitos garantidos ”, explica a secretária Maria Helena Zimmermann.

Ela reforçou o governo também desenvolve uma série de iniciativas simultâneas em parceria com as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança Pública, Indústria, Comércio e Serviços e que a SAS segue capacitando e orientando os municípios sobre a política para a pessoa em situação de rua. “Mas só poderemos avançar quando todos se envolverem, Estado, Governo Federal, Municípios e sociedade”, disse.

Foto: Divulgação / SAS

No Seminário a diretoria de Direitos Humanos da SAS também lançou oficialmente a cartilha Além das Ruas, que reforça o compromisso do Poder Público com as políticas voltadas à população em situação de rua. A cartilha está disponível no site da SAS e traz informações e orientações aos municípios para a promoção de ações coordenadas e conjuntas, o que inclui uma minuta de lei para a criação da Política Municipal da População em Situação de Rua.

No evento, a SAS participa das de algumas mesas de discussão. A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Jucélia Oliveira Schneider, fala sobre o Comitê Intersetorial, diagnósticos e o plano da política pública para a população em situação de rua. Ela também participa da mesa 5, junto com a gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Débora Nunes Barbosa que tem como tema “Lugar das Políticas Públicas no Atendimento da População em Situação de Rua”.

O evento é uma parceria da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família com a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Ministério Público, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Pastoral do Povo da Rua, Defensoria Pública, Ministério de Direitos Humanos, Justiça Federal, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Nacional de Assistência Social, Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas).

Fonte: ASCOM SAS