O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Bela Vista, em Palhoça, foi selecionado como boa prática a nível nacional e escolhido para representar a região Sul do país em uma reunião do Ministério do Desenvolvimento, Assistência, Família e Combate à Fome de apoio técnico aos estados.
Atualmente o SCFV atende 28 usuários entre 6 e 16 anos e o trabalho anual é dividido em quatro etapas. A primeira trabalha com as crianças e adolescentes o tema “Esporte, movimento e saúde” incentivando hábitos saudáveis e até levando os meninos e meninas para conhecer um estádio de futebol.
A equipe composta por cinco orientadoras sociais e uma técnica de referência, trabalha ainda os temas “Sociedade e relações sociais”, “Cultura e arte” e a “Natureza e meio ambiente”, incentivando sempre que as crianças conheçam a cidade e região onde vivem e fortalecendo a integração e os laços familiares e comunitários.
A diretora de Proteção Básica, Josiane Cristina da Silva Sant’ana, comenta todos os profissionais do SCFV sentiram-se entusiasmados pela oportunidade de apresentar as boas práticas do serviço a nível nacional. “Esta chance de expor o trabalho desenvolvido, que tem gerado impacto positivo na vida de crianças e adolescentes, é um reconhecimento significativo do comprometimento e da dedicação da equipe. Estamos confiantes de que essa troca de experiências contribuirá não apenas para o fortalecimento do serviço em nosso município, mas também para inspirar ações em outras regiões do país”, disse.
O que é o SCFV?
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias.
O principal objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades e competências que contribuam para a construção de projetos de vida, fomentem a convivência e fortaleçam os laços afetivos e sociais. Dessa forma, o SCFV atua na prevenção de situações de violação de direitos e no combate ao isolamento social, oferecendo um espaço de acolhimento e atividades que promovem a interação e o aprendizado.
Fonte: ASCOM | Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família