O Supremo Tribunal Federal (STF) deu continuidade, na manhã desta quinta-feira (17), aos depoimentos de testemunhas de defesa e acusação na Ação Penal (AP) 2693, que apura o envolvimento de pessoas do chamado Núcleo 2 na tentativa de golpe de Estado. As audiências vão até 23 de julho e são feitas por videoconferência.
Foram ouvidas testemunhas indicadas pelo réu Marcelo Costa Câmara, coronel da reserva. A audiência foi conduzida pelo juiz auxiliar Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que atua no gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Também participaram representantes do Ministério Público e advogados de defesa dos réus.
Prestaram depoimentos Osmar Crivelatti, Nilton Diniz Rodrigues, Sérgio Cordeiro, João Henrique Nascimento Freitas e Marcelo Zeitoune.
As audiências das testemunhas do Núcleo 2 prosseguem até o dia 21 de julho. Entre os dias 21 e 23, serão ouvidas as testemunhas indicadas pelas defesas dos réus do Núcleo 3.
São réus neste núcleo Fernando de Sousa Oliveira (delegado da Polícia Federal), Filipe Garcia Martins Pereira (ex-assessor internacional da Presidência da República), Marcelo Costa Câmara (coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência), Marília Ferreira de Alencar (delegada e ex-diretora de Inteligência da Polícia Federal), Mário Fernandes (general da reserva do Exército) e Silvinei Vasques (ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal).
Caio Tondato // CF