O Trato Pela Lagoa, Programa Ambiental da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma intervenção de arte urbana no coração da Lagoa da Conceição. O evento realizado nesta segunda-feira, 5, cedo na sede do Trato Pela Lagoa, que fica na Avenida das Rendeiras, 330.
Estiveram presentes o diretor-presidente da Companhia, Laudelino Bastos, o diretor de operação e expansão, Pedro Joel Horstmann, Francisco Pimentel, chefe da agência Florianópolis, e a equipe do Trato pela Lagoa.
A pintura da sede do Trato pela Lagoa foi assinada pelo artista Nichollas Munhoz, o Maria, e valoriza animais da fauna local junto aos pescadores e à comunidade. “O nosso objetivo é criar um padrão visual que integre a Companhia à natureza e deixe o equipamento mais atrativo”, explicou o presidente Laudelino. Essa é a primeira de uma série de intervenções artísticas previstas para os próximos meses na região e tem como objetivo sensibilizar os moradores sobre a importância da conservação ambiental.
Além de acompanhar a produção artística, a equipe do Trato Pela Lagoa montou uma tenda para entregar mudas de plantas, folhetos informativos e brindes do programa. Nas palavras de Laudelino, o evento mostrou que o Trato pela Lagoa é um “cartão postal” de ações da CASAN. “Essa equipe faz um trabalho excepcional de identificar ligações clandestinas e conscientizar desde cedo sobre a importância de tratar o esgoto doméstico e cuidar do meio ambiente”, completou o presidente
Como o tema deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente é Combata a poluição plástica, a equipe do Trato conversou com a população sobre saneamento, a importância da coleta e tratamento do esgoto e cuidados fundamentais como não jogar plástico na rede coletora. O diálogo vai incentivar a ligação dos imóveis ao sistema público de esgoto e o uso adequado dessa infraestrutura.
O programa
O Trato Pela Lagoa é um programa de inspeções sanitárias, fiscalização, orientação técnica gratuita, educação ambiental e mobilização social voltado exclusivamente à região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Realizado pela Casan, tem como objetivo, a partir de uma abordagem que mescla vistorias e ações de conscientização, regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição.
A primeira edição do programa durou de janeiro de 2021 a julho de 2022, com 4.557 inspeções realizadas e uma taxa de aproximadamente 50% de regularização junto aos imóveis que apresentaram algum problema. Já a segunda edição do programa foi lançada em março deste ano, com a meta de chegar a 9 mil inspeções. A execução é da ECHOA Engenharia.
O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Av. das Rendeiras, n. 330, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 9 9192-4157 (WhatsApp).