O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) lança no dia 1º de setembro a primeira edição do Feirão de Aprendizagem de Santa Catarina, agendado para acontecer, durante todo o dia, na Arena Multiuso de São José em São José, na Grande Florianópolis.
A proposta dessa iniciativa do TRT-SC é fazer valer a lei do Aprendiz, de 10.097/2000, que determina que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. De acordo com essa lei, as empresas devem contar com 5 a 15% de seu quadro de colaboradores composto por aprendizes.
“O objetivo é proporcionar a conexão desses jovens com as empresas, reunindo esse público em um só lugar, a fim de possibilitar o ingresso de aprendizes no mercado de trabalho, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade “, informou a juíza do TRT, Zelaide de Souza Philippi, que esteve no Parlamento, para informar a importância desse evento. Ela esclarece que a proposta busca o cumprimento de cotas de aprendizagem por empresas dos municípios de Florianópolis, Palhoça e São José.
Prazo para cadastramento
As empresas interessadas em participar do evento deverão confirmar sua presença até o dia 30 de julho, informando quantas vagas disponibilizarão aos jovens aprendizes, mediante o cadastramento no site do TRT.
Essa é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA) de Santa Catarina, que tem como gestores o desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti e a juíza Maria Beatriz Vieira da Silva Gubert.
Valquíria Guimarães
AGÊNCIA AL