Foto: Divulgação / UDESC

Dirigentes do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Santa Catarina (Crefito-10) estiveram reunidos nesta quarta-feira, 16, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. O encontro teve, como pauta, a solicitação da autarquia pela abertura de um curso de graduação, de bacharelado em Terapia Ocupacional, na Udesc Cefid.

A proposta foi apresentada à diretora-geral do centro, professora Suzana Matheus Pereira, pelo presidente do Crefito-10, fisioterapeuta André Cruz, que é egresso da Udesc Cefid e também comanda o comitê gestor do Programa Avança Terapia Ocupacional. Ele esteve acompanhado pela conselheira da autarquia e terapeuta ocupacional Gisele Lima e pela assessora geral Carla Bacila Sade.

“O pedido do Crefito-10 se baseia principalmente nas demandas crescentes dos municípios de Santa Catarina para atender questões de acessibilidade nas escolas e no serviço público”, explica Suzana. “Na região da Grande Florianópolis, por exemplo, não há graduação em Terapia Ocupacional para formar profissionais nessa área.”

De acordo com a diretora-geral, a solicitação do Crefito-10 será levada à gestão da Udesc na próxima semana, em reunião na Reitoria. “O tema é muito importante para a sociedade catarinense, e entendemos que nossa universidade teria condições plenas de viabilizar esse novo curso”, afirma Suzana.

Referência nacional

Criada em 1973, a Udesc Cefid é referência nacional nas áreas da saúde e do esporte. Atualmente, oferece três cursos de graduação (Bacharelado em Educação FísicaLicenciatura em Educação Física e Bacharelado em Fisioterapia) e quatro cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados em Ciências do Movimento Humano e em Fisioterapia).

Os programas de pós-graduação contam com o suporte de mais de 20 laboratórios de pesquisa e de mais de 20 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além disso, o centro tem diversas instalações esportivas e a Clínica Escola de Fisioterapia, que é referência na área e realiza atendimentos gratuitos a cerca de 1,3 mil pacientes de diversos municípios da Grande Florianópolis mensalmente, por demanda espontânea. Confira os serviços da clínica.

A Udesc Cefid também está entre os centros da universidade com mais extensionistas – ao todo, docentes, técnicos e estudantes da unidade realizam hoje mais de 170 ações de extensão nas áreas da saúde e do esporte para a sociedade.

Créditos: ASCOM | UDESC