O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está realizando uma pesquisa sobre a prática de exercícios físicos por pessoas que tiveram Covid-19.

Desenvolvida pelo Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (NuReab), o questionário online é voltado a pessoas que foram internadas por três dias ou mais ou que sofrem com sintomas persistentes da doença. Acesse o questionário.

O estudo busca avaliar a motivação dos respondentes para a prática de exercícios físicos, avaliando aspectos funcionais e emocionais da recuperação. Para participar, é preciso ter entre 18 a 80 anos.

A pesquisa visa contribuir para a construção do conhecimento científico sobre os efeitos da Covid-19. O questionário leva cerca de 20 minutos para ser respondido.

Sintomas

Conforme os pesquisadores, são considerados sintomas persistentes aqueles que apareceram durante ou após a doença e que duram por pelo menos um mês após a infecção.

Os sintomas mais comuns são fadiga e cansaço, fraqueza muscular, dor articular, sensação de falta de ar, tosse, necessidade de uso de oxigênio suplementar, ansiedade, depressão, dores de cabeça, dificuldade de raciocínio, palpitações, dores no peito, tromboembolismo, doença renal crônica e perda de cabelo, de olfato e de paladar.

Sobre o Nureab

Coordenado pela professora Anamaria Fleig Mayer, o Nureab é um grupo voltado para a assistência a pacientes com doenças pulmonares crônicas e para o fomento da aprendizagem acadêmica e profissional da saúde e da pesquisa científica voltada à reabilitação pulmonar.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram, pelo e-mail [email protected] e pelo telefone ‪(48) 3664‑8608 (também WhatsApp).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc