Foto: Divulgação / Udesc

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, na modalidade de educação a distância (EAD) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Oferecido pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, o curso começa em 2025, com duração de um ano e meio, e contará com polos de apoio presenciais em cinco cidades: Palhoça, Joinville, Criciúma, Pouso Redondo e Videira.

Ainda que a modalidade do curso seja EAD, os alunos farão as avaliações obrigatórias de modo presencial, nos polos de apoio que indicaram na inscrição. Além das avaliações, poderá haver outras atividades presenciais, preferencialmente nas noites de quinta-feira.

As inscrições são gratuitas, assim como o curso, e podem ser feitas até 7 de janeiro de 2025, no site da Udesc. Qualquer pessoa com diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) pode ser inscrever. Agentes públicos, especialmente da esfera municipal, têm preferência de vagas. São 150 no total, 30 em cada polo de apoio presencial.

Acesse aqui o edital e o formulário de inscrição

O objetivo do curso de pós-graduação é capacitar os participantes a atuarem como gestores e analistas das políticas governamentais no âmbito local. Isso inclui trabalhar com processos de formulação, implementação e avaliação, nas atividades administrativas e de prestação de serviços das organizações públicas municipais. O curso tem um total de 495 horas de aulas.

Das 30 vagas abertas em cada um dos polos, 16 deverão ser preenchidas preferencialmente por agentes públicos (que podem ser servidores federais, estaduais ou municipais, com prioridade para os últimos). Das 14 vagas restantes, 6 são de ampla concorrência (público geral), 4 são preferenciais para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, 2 para candidatos pardos ou pretos e 2 para pessoas com deficiência.

A Pós-graduação EAD em Gestão Municipal da Udesc Esag é um curso lato sensu (especialização) oferecido por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ambos ligados ao MEC.

Principais datas

  • 09/12 a 07/01 – Inscrições
  • 04/02 – Lista de classificados por polo
  • 17 a 21/02 – Matrícula (1ª chamada)
  • 10/03 – Início das aulas.

Créditos: ASCOM | Udesc