O outono começa em menos de 20 dias e vai ter temperatura próxima à média. O destaque fica para ocorrências de amplitude térmica: os dias devem ter temperaturas baixas na madrugada e amanhecer e calor à tarde.
Desta forma, persistem os episódios isolados com geada nas áreas altas, mais frequente e abrangente no Estado no decorrer de abril, com a chegada das primeiras massas de ar frio em Santa Catarina, que podem chegar mais cedo neste ano devido à La Niña. Por outro lado, também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada, acima de 30ºC, especialmente em maio, caracterizando os veranicos.
A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica e mal distribuída em todas as regiões do Estado. No entanto, nestas primeiras semanas de março, o indicativo é de chuva significativa e frequente.
Ainda neste mês, a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais.
No fim do verão, o destaque ainda é alta a incidência de temporais localizados, com raios, granizo e ventania. Por vezes, ocorrem acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.