Profissionais recém-integrados ao setor jurídico do Presídio Regional de Joinville participaram nesta semana de uma capacitação desenvolvida pela Vara de Execuções Penais da comarca. O encontro teve como objetivo integrar a nova equipe e promover cada vez mais a aproximação doo sistema carcerário ao Poder Judiciário.
Além de informações técnicas, os visitantes conheceram as dependências do fórum, como o gabinete, cartório, a cela reservada para os presos e o salão do Tribunal do Júri.
No momento, o contingente do Presídio Regional é de 1200 presos, dos quais 700 cumprem pena. Por isso, explica o juiz João Marcos Buch, titular da VEP, é fundamental essa interação. “Tanto no gabinete quanto no cartório temos contato direto com todo o sistema carcerário formando uma grande equipe, cada um com sua estrutura e assim o sistema caminha em harmonia. Mas sabemos que essa capacitação precisa se estender as outras estruturas do complexo prisional, este foi apenas o primeiro momento”, ressalta o magistrado.
Para o diretor interino do Presídio, Lamartine Ximenes Fernandes, o encontro foi muito produtivo. “Temos uma demanda antiga de dúvidas em relação principalmente a mandados de prisão e alvarás, que agora estamos sanando”, garante.
Opinião compartilhada pelo chefe de Cartório da VEP, Francys Schroeder Brunnquell, que acompanha diariamente o contato de todo o sistema prisional com o Judiciário. A visita, mesmo de cortesia, serviu de capacitação aos novos servidores do sistema. “O foco é sempre melhorar a comunicação entre o presídio e o fórum, pois dessa maneira todo o trabalho tramita com a segurança e agilidade necessárias”, finaliza.
Fonte: Ângelo Medeiros / Assessoria de Comunicação / NCI