Mais de 60 estudantes do Ensino Fundamental de Paulo Lopes, Florianópolis, Governador Celso Ramos e São Francisco do Sul participam nesta sexta-feira (3), do Seminário de Iniciação ao Programa Vereador Mirim desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com as câmaras municipais. O evento, que será realizado no auditório da Cerpalo (Rua João de Souza, n° 355, Centro, Paulo Lopes), das 7h30 às 16h30, tem como finalidade evidenciar o protagonismo juvenil e possibilitar a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo na sociedade democrática, proporcionando experiência sobre tudo o que envolve a atividade parlamentar para que possam desempenhar seus mandados mirins com eficácia.
O encontro encerra a primeira fase de seminários de formação dos mais de 600 vereadores mirins eleitos neste ano em escolas públicas e privadas de 45 municípios catarinenses para exercerem mandatos de um ou dois anos nas Câmaras Municipais de seus municípios. A próxima etapa será a realização de 12 conferências regionais de vereadores mirins, entre 28 de maio e 12 de julho, para debate de pautas, que além de estarem alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tenham potencial de serem transformadas em projetos de leis. Ao final de todo o processo, os estudantes participarão em Florianópolis do 13º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que deverá acontecer em novembro.
A diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, acredita que o encontro de vereadores mirins é uma das atividades mais interessantes promovidas pelo Poder Legislativo, uma vez que contribui para a formação política dos jovens. “Faz com que os estudantes do Ensino Fundamental comecem desde cedo a entender o processo legislativo, a importância da política, da cidadania, participem do processo político no município e, principalmente, começem a formar consciência cidadã, que é saber quais são seus direitos e deveres, qual o papel dos Poderes e como podem promover a mudança que eles querem para a sociedade.”
Léa Medeiros, gestora do Núcleo de Educação para Democracia da Escola da Alesc, responsável pela implementação do projeto, entende que os adolescentes, ao se candidatarem a um cargo de vereador mirim, demonstram interesse em participar da construção de um mundo melhor. “Eles terão uma formação cidadã e voltada à democracia, o que lhes permitirá serem cidadãos mais participativos, mais ativos nas comunidades onde moram.”
Programação
07h30: Credenciamento com coffee break
08h00: Palestra – A Constituição e o Poder Legislativo, com RICARDO DUWE
10h15: Palestra – O Papel do Vereador, com RAFAELA DUARTE
12h15: Almoço
13h30: Oficina – Argumentação e Oratória, com JOÃO PEDRO SANSÃO
16h30: Encerramento com coffee break
Texto:Rossani Thomas | Assessora de Comunicação da Escola do Legislativo da Alesc