O Horóscopo Chinês é baseado na astrologia da China e é dividido em 12 signos representados por animais. Seu diferencial é que, ao contrário do Horóscopo Ocidental ao qual estamos habituados, os signos não se dividem pelos meses ao longo do ano, mas sim cada ano inteiro é regido por um animal, seguindo o calendário chinês que também é diferente do ocidental.
A história do Horóscopo Chinês é contada como uma lenda. Segundo ela, Buda realizou uma festa de ano novo e convidou todos os animais da floresta, porém somente 12 compareceram e como recompensa, Buda deu o nome de cada animal a um grupo de pessoas no horóscopo e a ordem foi criada de acordo com a chegada dos animais à festa, assim nasceram os signos do Horóscopo Chinês. Dessa forma, no calendário chinês, a cada ano um animal representa todos os nascidos naquele período.
A seguir, estão os doze signos do zodíaco em ordem. O primeiro símbolo é simplesmente o nome do animal escrito em chinês, enquanto o segundo símbolo é o caractere usado especificamente na astrologia para denotar o signo animal.
鼠 子 Rato (ou Camundongo)
牛 丑 Boi (ou Búfalo)
虎 寅 Tigre
兔 卯 Coelho
龙 辰 Dragão
蛇 巳 Cobra (ou Serpente)
马 午 Cavalo
羊 未 Carneiro (ou Cabra, Ovelha, Bode)
猴 申 Macaco
鸡 鸡 Galo (ou Galinha)
狗 戌 Cachorro
猪 亥 Porco (ou Javali)
Na astrologia chinesa, cada personalidade individual está associada a um signo animal que a representa. É um equívoco comum que existem apenas os animais singulares atribuídos por ano. Muitas descrições ocidentais de descrições da astrologia chinesa baseiam-se exclusivamente neste sistema. Na verdade, também existem signos animais atribuídos por mês e horas do dia.
Os signos animais atribuídos por ano representam o que os outros percebem que você é ou como você se apresenta. O ciclo completo de 60 anos é uma combinação dos 12 animais com cada um dos cinco elementos possíveis, que variam distintamente a personalidade do animal base (12 x 5 = 60). O animal interno fala diretamente com o que motiva uma pessoa e é atribuído pelo mês de nascimento. Uma vez que isso dita sua vida amorosa e sua personalidade interior, é fundamental para uma compreensão adequada de sua compatibilidade com outros signos. O animal secreto é atribuído pela hora do nascimento e por isso é importante saber a hora exata do nascimento para determiná-lo corretamente. É o seu próprio signo verdadeiro no qual a sua personalidade se baseia. É importante compensar o horário de verão ou qualquer ajuste do relógio realizado por seu país na determinação deste sinal, pois ele é mapeado de acordo com a localização do sol e não com a hora local.
Resumindo, embora uma pessoa possa parecer um dragão, ela pode, na verdade, ser uma cobra internamente e um boi secretamente. Combinado com os cinco elementos, isso resulta em 8.640 combinações possíveis (cinco elementos, 12 animais, 12 meses, 12 horas do dia) que uma pessoa pode ser. Tudo isso é crítico para o uso adequado da astrologia chinesa. Muitas exibições ocidentais do zodíaco chinês omitem esses elementos, para facilitar o consumo e a compreensão.
Em cada ano, um dos 12 animais do zodíaco é governado por um dos cinco elementos. Deste modo, o ciclo se encerra em 60 anos. A data é comemorada pelos povos orientais que seguem o calendário chinês, e dá início a uma nova repetição de animal e elemento.
As características destes elementos fixos do signo são somadas as características dos elementos que agiam no ano de seu nascimento. Por exemplo: um Cachorro Água traz consigo personalidade de Água (elemento do signo que regia na data de nascimento da pessoa) e Terra (elemento fixo do signo). Abaixo estão os elementos fixos de cada signo.
– Madeira: Tigre, Coelho e Dragão
– Fogo: Cobra e Cavalo
– Terra: Boi, Cabra e Cachorro
– Metal: Macaco e Galo
– Água: Rato e Porco
Cada período de duas horas, correspondente à regência de um dos signos. Para saber quais são as características que você pode herdar do signo da hora do seu nascimento, basta procurar o signo regente na tabela a seguir.
RATO– Nome Chinês: Shǔ – 23:00 à 1:00
BOI– Nome Chinês: Niú – 1:00 às 3:00
TIGRE– Nome Chinês: Hǔ – 3:00 às 5:00
COELHO– Nome Chinês: Tù – 5:00 às 7:00
DRAGÃO– Nome Chinês: Lóng – 7:00 às 9:00
SERPENTE– Nome Chinês: Shé – 9:00 às 11:00
CAVALO– Nome ChinêsO: Mǎ – 11:00 às 13:00
CARNEIRO– Nome Chinês: Yáng – 13:00 às 15:00
MACACO– Nome Chinês: Hóu – 15:00 às 17:00
GALO– Nome Chinês: Jī – 17:00 às 19:00
CÃO– Nome Chinês: Gǒu – 19:00 às 21:00
JAVALI– Nome Chinês: Zhū – 21:00 às 23:00
O elemento energético é determinado de acordo com o último algarismo do ano de nascimento, conforme descrito abaixo:
– Metal: 0 e 1
– Água: 2 e 3
– Madeira: 4 e 5
– Fogo: 6 e 7
– Terra: 8 e 9
O Zodíaco faz parte de um sistema elaborado e laborioso, baseado na astronomia, cosmologia e adivinhação chinesas. Ele era usado como um método para contar anos, meses, dias e horas na corte imperial chinesa e no calendário civil, e como um sistema de previsão do futuro e a determinação de seu caráter.
Embora substituído nos tempos modernos pelo calendário gregoriano, o Zodíaco ainda é usado hoje (não oficialmente) como um método popular de adivinhação em muitas nações asiáticas e ocidentais.
A maioria dos estudiosos acredita que o Zodíaco Chinês se originou em algum momento antes de 1100 AC, bem antes do nascimento do Buda Histórico na Índia por volta de 500 AC. O sistema se tornou mais elaborado e complexo ao longo dos séculos, mas sua importância na China garantiu sua aceitação em outros lugares, e assim influenciou muito e coloriu o desenvolvimento subsequente das tradições budistas em toda a Ásia. Na China, onde o budismo foi introduzido nos séculos 1 e 2 DC, os 12 animais do zodíaco foram associados aos 12 generais celestiais do budismo já na dinastia Sui (581-618 dC).
Diferentemente do calendário ocidental, que é organizado pelo movimento de translação da Terra e, por isso, o ano possui 365 dias, o calendário chinês é lunissolar, ou seja, é organizado de acordo com as fases da Lua e a posição do Sol. Por esse motivo, não há uma data fixa para o início do ano novo chinês; o seu início acontece entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, em decorrência do surgimento da primeira lua nova.
Fonte: Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG