Além de glamour, prêmios disputados e homenagens, a cerimônia de premiação do Oscar nesse domingo (28/3) foi marcada por um clima tenso: o momento em que Will Smith subiu ao palco e deu um tapa em Chris Rock, após o comediante fazer uma piada de mal gosto sobre a doença autoimune de Jada Pinkett Smith, esposa de Will.

O tapa parece cenográfico, no entanto, não estava no roteiro da premiação ou foi encenado para movimentar a cerimônia. A seriedade do incidente ficou clara quando os dois começaram a falar palavrões no ar. O momento mais comentado da noite, porém, pode ser a gota d’água de um histórico de desentendimentos entre os dois artistas.

Essa não é a primeira vez que Rock provoca o casal de atores. Em 2016, quando ele foi apresentador do Oscar, o criador da série Todo Mundo Odeia O Chris fez piada sobre a decisão dos Smith de boicotar a Academia em protesto pela falta de indicações de artistas negros à premiação.

O histórico não termina por aí. Em 2018, Will Smith usou as redes sociais para parabenizar Sheree Zampino, mãe de seu primeiro filho, pelo seu aniversário. Chris Rock comentou: “Uau! Você tem uma esposa muito compreensiva”, em referência à Jada.

Entenda o tapa

Em cima do palco do Dolby Theatre para apresentar a categoria de Melhor Documentário, Chris Rock disse que mal podia esperar por Jada em possível novo filme Até o Limite da Honra 2, lembrando que a atriz principal do primeiro filme tinha a cabeça raspada — no Brasil, o longa se chama Até o Limite da Honra, estrelado por Demi Moore.

A “piada”, no entanto, se referia a decisão da apresentadora do Red Table Talk de raspar os fios por ter uma doença autoimune, chamada alopecia, que faz com que a pessoa apresente um afinamento e queda de cabelo.

A lista de provocações parece não ter sido digerida muito bem pelo vencedor da estatueta de Melhor Ator, pelo filme King Richard: Criando Campeãs. Minutos antes de receber o prêmio, Will se levantou sem dizer uma palavra e deu um tapa no rosto de Rock, no meio da cerimônia.

O climão tomou conta do evento, e a situação não terminou por aí. Assim que voltou a sua cadeira ele complementou a indignação, repetindo duas vezes: “Deixe o nome da minha mulher fora da p*rra da sua boca!”

Na sequência, Jada e Denzel Washington conversaram com Will Smith e o acalmaram. Ambos trocaram palavras sobre o ocorrido enquanto Jada se ajoelhava, em tom de desespero, diante do marido.

Pedido de desculpas

O ator Will Smith ganhou, pela primeira vez, o prêmio de Melhor Ator, neste domingo (27/3), pela atuação em King Richard: Criando Campeãs. Em discurso, ele pediu desculpas a academia e falou o que o motivou a agressão.

“Eu sei que em nossa profissão temos que ser capazes de aceitar abuso, ouvir loucuras, ouvir pessoas nos desrespeitando, sorrir e fingir que está tudo bem. Então Denzel Washington me disse, e eu adorei ouvir isso, que ‘nos meus melhores momentos, preciso ter cuidado, pois é aí que o diabo vem’”, comentou Smith, após a confusão. “Quero ser um caminho para o amor”, concluiu.