O deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), conhecido como Mamãe Falei, decidiu se afastar do Movimento Brasil Livre (MBL). O parlamentar que também retirou sua pré-candidatura do governo de São Paulo, disse também que considera um “exagero” a possível cassação de seu mandato, após o vazamento de áudio sexista sobre mulheres ucranianas, e que está chateado com Sergio Moro, a quem tinha declarado apoio político na corrida pelo Planalto.

O deputado está no centro de uma tempestade, desde a última sexta-feira (4/3), quando áudios enviados por ele, que estava viajando à Ucrânia sob o pretexto de auxiliar a resistência local contra a invasão russa, foram divulgados. Nas mensagens, aos quais o Metrópoles teve acesso, o parlamentar afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia “são fáceis, porque são pobres”. Ele diz também que a fila de baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.

Parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pedem a cassação do mando de Arthur do Val, alegando quebra de decoro parlamentar.

Com creditos e informações por Laura Braga/Metrópoles