Depois de 35 anos no PV, Rogério Portanova assinou filiação ao PT no último dia 8
Rogério Portanova assinou sua ficha de filiação ao PT no último dia 8 e anunciou sua pré-candidatura ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. Ele se junta ao também pré-candidato pelo partido, o ex-deputado federal Décio Lima.
“Pretendo somar forças, para que juntos possamos construir uma grande aliança unindo os partidos do campo progressista em Santa Catarina e principalmente, ajudarmos o ex-presidente Lula a se eleger em 2022”, diz Rogério.
A pré-candidatura de Portanova foi homologada pela plenária do PT da Grande Florianópolis, no último dia 11, quando foram apresentados os candidatos a deputados estaduais e federais da região.
Portanova é doutor em sociologia política pela Paris 8 – França e pós-doutor em Direito do Ambiente pela Universidade Lusíada, de Portugal. Foi fundador do PT em 1980, em Porto Alegre, e candidato a vereador da capital gaúcha, em 1982.
Em Santa Catarina, foi candidato a deputado federal em 1986. Neste mesmo ano, foi um dos fundadores do Partido Verde no Rio de Janeiro e logo após presidiu a legenda em Santa Catarina. Foi candidato a prefeito de Florianópolis em 1996 e 2000. Ele também foi candidato a governador em 1988 pelo PV e em 2018 pela Rede.