Marcando o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a Câmara Municipal de Florianópolis promoveu uma palestra antitabagismo com os servidores da Casa Legislativa.

O encontro realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde teve o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, causado pela dependência da nicotina, além de acolher e incentivar quem fuma a buscar tratamento.

Segundo a enfermeira da Saúde, Ana Maria Bim, o tabagismo prejudica principalmente a família do fumante. “A gente fez essa ação para sensibilizar os funcionários da Câmara quanto à importância e quão prejudicial é o tabagismo pras pessoas, não só pra quem fuma, mas principalmente pra quem não fuma e tá em volta”, destacou.

A cada sete milhões de mortes causadas por tabagismo ativo, 1,2 milhão de pessoas morrem por tabagismo passivo.

Para o presidente da Comissão de Saúde, vereador Renato da Farmácia (PSDB), o incentivo para o antitabagismo na Câmara não pode parar. “Nós já marcamos uma próxima reunião para agosto, porque nós precisamos trazer dentro da Câmara aqueles que fumam, mas não querem nem conversa”.

A enfermeira Ana Maria reforça que as 49 unidades de saúde da cidade estão prontas para atender aqueles que desejam iniciar o tratamento ou saber mais a respeito. “as equipes de saúde da família; médico, enfermeiro, e as equipes multiprofissionais; psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, a gente tem toda uma equipe que dá suporte para auxiliar essa pessoa no tratamento ao tabagismo”, disse.

Fonte: Karoline da Silva Pires / CMF