Quando se falava em sustentabilidade, meio ambiente, preservação da natureza em sala de aula, estudantes e professores se apoiavam em livros didáticos, quadro e giz. Atualmente, com estas questões em evidência, a distância entre teoria e prática diminuiu. O tema vem sendo trabalhado de forma articulada e criativa por instituições e educadores.
É o exemplo do Programa Bairro Educador (PBE), da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, que por intermédio do Instituto Escola Cidadã e Junior Achievement (JA) desenvolve o Projeto de Sustentabilidade Nosso Planeta, Nossa Casa.
O projeto está presente nas 12 sedes do Programa, espalhados nos bairros: Campeche, Córrego Grande, Costeira do Pirajubaé, Ingleses, Monte Cristo, Monte Verde, Morro da Mariquinha, Morro do Mocotó, Rio Tavares, Rio Vermelho, Sambaqui e Vila Aparecida.
TEORIA E PRÁTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE
Na Oficina Pedagógica do PBE Campeche, por meio das atividades aplicadas pelos professores, os estudantes dialogam sobre a sustentabilidade do planeta terra, compreendendo sobre a importância do consumo consciente, e a responsabilidade que temos como cidadãos em cada ação e/ou decisão.
Dentre as ações, uma horta orgânica foi desenvolvida, como prática do aprendizado sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos para a saúde humana. Além disso, a confecção de cartazes e customização de camisetas com a frase: “Juntos Somos Mais Fortes”, faz alusão a importância da coletividade para a sustentabilidade do planeta.
“Esta atividade me ensinou como é importante plantar uma árvore, para deixar a Terra melhor”, conta Maria Fernanda, 10 anos. Ao seu lado, sua amiga, Lara Aldana, 9 anos, completa: “Aqui fizemos um cartaz mostrando o planeta poluído e o planeta sujo, aprendi como é importante manter o meio ambiente limpo. Levei isso lá pra casa e falei disso para minha mãe”, disse ela.
“Os estudantes gostaram do projeto, principalmente por aprender a construir e cuidar de uma horta. Também ao produzir diversos cartazes, aprenderam a importância de separar o lixo de forma adequada para manter o planeta mais saudável”, complementa a professora da Oficina Pedagógica, Bellê Conceição.
PAPELÃO SE TRANSFORMA EM PERSONAGEM DO FOLCLORE
Na sede do PBE do Rio Vermelho, o tema inspirou o uso de papelão – que se descartado em lugares inapropriados, entope bueiros – para confeccionar personagens do folclore de Florianópolis. Em outro momento, a importância da polinização das flores foi discutida, junto a distribuição de sementes de girassol, para que os estudantes pudessem plantá-las.
Já na sede do PBE do Morro da Mariquinha, a atividade mais participativa foi sobre os “R’s” da sustentabilidade, que incluem:
Repensar: os hábitos de consumo e descarte;
Recusar: produtos que prejudicam o meio ambiente,
Reduzir: a quantidade de recursos e energia que estamos utilizando;
Reutilizar: dar uma nova utilidade para um item já utilizado;
Reciclar: o que não serve mais, dando um novo uso para o material.
Por fim, os estudantes criaram o Jogo da Reciclagem. Construíram lixeiras coloridas com garrafas de suco vazias, para cada tipo de resíduo: papel, metal, vidro, plástico e orgânico.
MANTER O PLANETA LIMPO
A Oficina de Surf da sede Campeche, realizou ações de limpeza da praia, discutiram sobre os impactos que o ‘microlixo’ provoca em suas vidas e estilizaram pranchas com o tema da campanha.
No PBE da Costeira do Pirajubaé, os estudantes utilizaram a cartolina para criar um modelo de camiseta que fala da importância de se manter o planeta limpo, ao mesmo tempo em que construíram um porta-lápis com material reciclado.
PENSAMENTO CRÍTICO E RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS
A metodologia educacional da Junior Achievement é aplicada em diversas línguas, em 132 países e de forma gratuita. Desenvolve competências essenciais para o futuro das novas gerações, dentre elas: criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança. Essas habilidades são fundamentais para a formação de cidadãos capazes de enfrentar os desafios do mundo atual e construir uma sociedade mais justa e sustentável.
Evandro Badin, diretor da Junior Achievement (JA) Santa Catarina, diz estar muito feliz pela parceria entre o Programa Bairro Educador e sua instituição. “Acreditamos profundamente na educação e no poder ilimitado dos jovens.
Essa parceria nos enche de orgulho e satisfação, pois vemos que estamos contribuindo para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes”, comenta Badin. Através dessa ação, os estudantes têm acesso a uma metodologia de educação voltada para a sustentabilidade, os preparando para assumir o protagonismo na construção de comunidades mais conscientes, responsáveis e prósperas.
INOVAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL
Para Gustavo Simas, Diretor Executivo do Instituto Escola Cidadã, “o Programa Bairro Educador nasceu para transformar a vida das pessoas e estamos conseguindo atingir esse objetivo. A parceria com Grupo JA, agregou valor pedagógico a todo este processo, pois está em consonância com os valores do Programa, já que evidencia a importância dos saberes para o desenvolvimento sustentável”.
De acordo com o coordenador executivo de Educação Complementar, Bruno Becker, a união entre o Grupo JA e o Instituto Escola Cidadã fortalece e qualifica a missão do Programa Bairro Educador, junto a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, que se propõe a ser um Programa de educação não formal, inovador com qualidade social, dialogando com os saberes e a cultura local, enquanto espaços educativos na formação integral dos estudantes.
Fonte: Comunicação / PMF